Relatório

Motor Elétrico
Secretaria de Educação do estado da Bahia
Colégio Estadual Prof° Edilson Souto Freire
Dias D’Ávila- BA
E-mail: cepesf20173anobv@gmail.com
Professor: Samuel Nunes de Santana
Estudantes da Rede Estadual
Adilla Santos
Crislaine Balbino
Jossuene Macedo
Loraine Ferreira
Vitória Cristina

Resumo: O relatório em questão tem por objetivo principal expor os princípios de funcionamento do motor elétrico que será representado no nosso experimento.  Aqui veremos um pouco sobre a interação bobina - ima do motor elétrico de corrente continua.

Palavras Chaves: Motor elétrico. Bobina. Ima.  Experimento.

Introdução: Podemos encontrara os motores elétricos de corrente continua (cc) em diversos dispositivos eletrônicos que utilizamos nos nossos dia-a-dia como os que são encontrados em Gravadores, brinquedos, aparelhos de som e etc. Estes motores funcionam através da atração e repulsão geradas por eletroímãs. O ima cria um campo magnético em torno da bobina fazendo com que esta entre em movimento.  

Procedimento experimental:

Materiais: Para montar nosso experimento vamos precisar de um metro de fio de cobre esmaltado que será a bobina, 2 imas de alto falante de tamanhos diferentes, uma placa de madeira para servir como apoio, 2 chapinhas de silício de 1,5 x 1,7cm que será usado como suporte para a bobina, um carregador de telefone de 12V, 2 garras de jacaré uma positiva e uma negativa.










Passo 1: Para começar a montar o experimento será preciso marcar no centro da madeira o local onde ficara fixado os imas e fixa-los. A placa de madeira será a base para o motor. O fio de cobre será enrolado em 4 voltas, formando a bobina, e será deixado 5,5 cm de comprimento do fio sem enrolar de cada lado, em uma dessas pontas vamos raspar por completo os 5,5cm e a outra apenas rasparemos uma superfície e dobramos as placas de silício formando um L.









Passo 2: após a preparação dos materiais as Chapinhas de silício agora em formato de L serão fixadas cada uma em uma extremidade da madeira.
 

Passo 3: o ima será fixado no centro da placa no local onde foi marcado no inicio do experimento, os imas terão que fica com uma certa distancia dos silícios.








Passo 4: a bobina será colocada no suporte e sobre acima do ima.



Obs: é preciso prestar atenção na posição da bobina pois e de extrema importância que esteja bem posicionada para que o experimento funcione.





Passo 5: Será preciso desencapar a ponta do carregador em ambas as pontas do Fio e então fixaremos as garras de jacaré na ponta do fio descascado.








Principio de funcionamento: Para que o motor funcione é preciso que as peças estejam todas fixadas no seu devido lugar. Agora que o motor esta pronto fixamos as garras de jacaré nas chapinhas e ligamos o carregador na tomada damos um pequeno impulso e esta pronto o motor começa a funcionar.









Resultados e discussão: Ao ligarmos o motor podemos observar como a bobina se comporta ao estar no campo magnético do ima girando impulsivamente, podemos observar a força de atração e repulsão.


Conclusão: Concluímos que os motores elétricos são de uma importância eles que são responsáveis em acionar maquinas e equipamentos a serviço do homem. Em decorrência da sua grande importância vem sendo aprimorados a cada dia. Ao construirmos o nosso experimento observamos o comportamento da bobina quando entra em contato com o ima ela se movimenta em circulo ao redor de si observamos também que a velocidade pode ser continuamente alterada mediante a variação da tensão de alimentação, podemos observar também que a força da bobina altera de acordo com a quantidade de ima, se o ima for pequeno o impulso da bobina será menor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Irã X Iraque