A IDEOLOGIA NAZISTA NO SÉCULO XX E COMO ELA SE APRESENTA NO SÉCULO XXI
                                                                                                       

                                                                                                 Adriana Santos
                                                                                                 Daniele Santos
                                                                                                 Leidiane Santos
                                                                                                 Rosaline Santana




RESUMO: O nazismo foi um movimento político, que surgiu na Alemanha em 1933, que tinha como verdadeiros inimigos todos aqueles que se rebelavam ou pensassem diferente da ideologia nazista. Após o fim desse movimento a ideologia nazista se apresenta no século XXI através de grupos que ainda adotam esse tipo de ideologia discriminatória e racista.         

ABSTRACT: Nazism was a political movement that emerged in Germany in 1933, which had as real enemies all those who rebelled or thought differently from Nazi ideology. After the end of this movement the Nazi ideology presents itself in the 21st century through groups that still adopt this type of discriminatory and racist ideology.

Palavra-chave: Ideologia, ascensão do nazismo, militarismo, racismo.

Com o fim da primeira mundial e o surgimento do movimento nazista, movimento esse que se sentia superior das demais e acreditava que somente os mais fortes deveriam sobreviver, também acreditava que os homens e mulheres deveriam lutar pela pureza dessa raça. Nesse movimento tinha como linha de frente Adolf Hitler seu objetivo maior era reerguer a Alemanha que passava por uma crise econômica devastadora restabelecendo assim uma nova política que deu início a uma política “sincronizada” que obrigava outros partidos políticos e governantes estaduais a se alinharem ao partido nazista colocando assim os outros partidos sob sua liderança, e todos os sindicatos. Hitler deu um jeito de abolir funcionários empregadores e trabalhadores, que foram submetidos a organização nazista.
                  NAZISMO NO SÉCULO XX.

Para melhor compreensão das características do grupo nazista é necessário saber algumas informações importante. Após o fim da primeira guerra mundial a Alemanha ficou totalmente assolada, sendo culpada pelos conflitos foi obrigada a assinar o tratado de Versalhes tratado esse que tirava muitos direitos e obrigava a mesma a devolver partes de seus territórios e pagar milhões em indenizações e assim crescia ainda mais o ódio entre os alemães. Com um ressentimento de vingança em 1920 Adolf Hitler une-se ao partido dos trabalhadores partido nacional socialista (NS), com Hitler no poder o partido só tinha a crescer sendo aderido por muitos seguidores, ainda em 1920 ele tenta chegar ao governo porem sua tentativa fracassou sendo levado preso por traição. Foi na prisão que Hitler escreveu seu primeiro livro Mein kampf (minha luta), onde ele expõe sua ideologia.  
 O Partido nazista chefiado por Hitler vinha ganhando mais força e controle sobre a população por meio da propaganda e seus discursos argilosos que seria suas principais ferramentas. O antissemitismo era umas das suas ideias que tinha por objetivo demostrar o seu sentimento de vingança e ódio sobre os comunistas, liberais, judeus, homossexuais, deficientes físicos e todos aqueles que não compactuava com sua ideologia.
O campo de concentração ou centro de confinamento como era conhecido era o lugar onde seria levado todos os que não apoiava a ideologia de Hitler, ficou conhecido também por ser um lugar de extermínio, as pessoas que eram levados para lá eram cativados e submetidos a trabalho forçado e eram também gravemente torturados. Outros presos eram levados a laboratórios e submetidos a experimentos. Milhões de pessoas morreram de exaustão ou por alguma doença entre eles 70% judeus, Hitler precisavam de alguém ou alguma coisa para culpar pela derrota e os judeus foram os designados, pois parecia um alvo fácil. Talvez não seja difícil dizer o motivo pelo qual ele possuía um grande ódio pelos judeus, o motivo seria porque os judeus possuíam muitas riquezas e poder das imprensas, para ele isso poderia vim a ser uma grande ameaça. Sendo assim Hitler temia que eles pudessem unir- se com os alemães misturando-se com a raça ariana. Ainda convém lembrar do Holocausto adotado ou até mesmo apoiado pelo governo nazista que significa “sacrifício pelo fogo” onde acontecia   assassinatos em massa por fuzilamento, em sua maioria, pessoas principalmente judeus eram obrigados a se despir em uma temperatura de15 graus negativos e cavar várias covas, em seguidas foram fuzilados e enterrados nas covas, jogavam as crianças ainda com vida nas covas para economizar munições eram muitas vezes torturados e cremados. Com tudo isso foram assassinados mais de 5 mil judeus através dessa intervenção chamada “solução final” que tinha como objetivo matar todos os judeus.


COMO A IDEOLOGIA NAZISTA SE APRESENTA NO SÉCULO XXI

A ideologia nazista que se apresenta nos dias de hoje vem com uma forma diferente e camuflada não se aplica somente nos grupos neonazistas mais aconteceu também através da ditadura militar no século XX que foi uma forma de governo autoritário e hoje representado por alguns políticos que tem pensamentos semelhantes ao de Hitler o fato é que existiu e ainda existe esses mesmos pensamentos racistas. O nazismo praticamente desaparece com o fim da segunda guerra mundial só nos anos 70 começa surgir os neonazistas que no Brasil não é mais novidade eles apresentam uma cultura de ódio que apesar de ter o nome neonazista que tem como significado “novo” esse grupo não tem nada de novo pois continua atuando com as mesmas praticas da segunda guerra mundial. São chamados de muitas denominações gangues, grupos, movimentos e até de guerrilha que na verdade são um bando de jovens que se dizem lutar por seus ideais e que brigam para valer entre seus seguidores da ideologia nazistas. São grupos marxistas, xenofóbicos, homofônicos e racistas que possuem os menos pensamentos de Hitler embora eles não se nomeiam como racista. Como já foi citado são grupos formados por sua maioria jovens brancos com o ensino superior mais que procuram influenciar uma boa parte de jovens, para participar dessa ideologia que tanto seguem e defendem.
Esse grupo tem como finalidade perseguir e maltratar todos os estrangeiros, caboclos, índios, homossexuais, negros, comunistas, dentre outros, o que eles queriam era a expulsão dessas pessoas do seu pais ao contrário do nazismo clássico que defendia o imperialismo nacional  e eles os culpavam do desemprego e a crise do país, assim como os nazistas os neonazistas acreditam que só existe uma raça maioral a raça ariana, diversos membros desses grupos se infiltram em meio as torcidas organizadas para difundir o seu ódio pelos torcedores e negros e todos aqueles que fazem parte do grupo minoria.
  Os neonazistas estão espalhados por diversos países no mundo mais de 180 pessoas seguem essa ideologia bizarra que acaba se tornando um sério problema, no Brasil estão situados a maioria nos Estados como Santa Catarina (SC), Rio Grande do Sul (RS) e São Paulo (SP). Podemos citar os três principais grupos: Carecas, Skinheads e Neuland.
  A ideologia nazista se aplica de várias maneiras nos dias atuais, o nazismo acabou, embora hoje ainda existe muitas ideais e pensamentos semelhantes ao de Hitler seja através de discursos políticos homofônicos ou determinados grupos etnocêntricos bastante notórios na sociedade. Podemos citar também políticos conservadores que ganham fama ao se apresentar nas redes sócias e por saber se destacar com o público jovem entre 16 e 34 anos que nos seus discursos demostram todos os seus pensamentos racistas machistas e preconceituoso, nos dias de hoje existe muito preconceito e racismo pelos, nordestinos, pessoas de baixa renda, gays e negros quilombolas na sociedade que ainda é muito evidente. A ideologia nazista continua de alguma forma camufladas se sobre saindo cada vez mais na sociedade.
Em virtude dos fatos mencionados percebemos que muitas praticas nazistas, racistas e discriminatórias apesar de por lei ser considerado crime ainda se atuam nos dias de hoje, com força total, cada vez mais acreditando ser um modo de exercer posição de um nazismo ainda mais atuante, entretanto grande parte da sociedade são manipulado pela mídia que é usada  para difundir ideais e fatos que são omitidos através do nazismo.






REFERÊNCIAS:

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41936761
historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporânea/nazismo.htm
brasilescola.uol.com.br/história/nazismo.htm
https://www.todamateria.com.br › História › História Gera
https://aprovadonovestibular.com › Ciências Humanas › História
mundoeducacao.bol.uol.com.br/história geral/nazismo-1.htm
prevestibularonline.blogspot.com › História
https://www.todamateria.com.br › História › História Geral



Comentários

  1. -No resumo, vocês deveriam apresentar o que iriam tratar no artigo, e não explicar o que é nazismo.
    -Faltou tratar das expectativas para o futuro e poderiam trabalhar melhor a conclusão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Irã X Iraque