Guerra Irã X Iraque

Guerra Irã x Iraque

Aspectos Históricos e Geográficos
Adilla Santos
Crislaine Balbino
Jossuene Macedo
Loraine Ferreira
Vitoria Cristina
Resumo:
Neste presente trabalho estaremos abordando os aspectos históricos e geográficos da guerra Irã X Iraque.


Palavras chave: Históricos. geográficos. guerra.Irã. Iraque.  

Introdução:
A guerra Irã X Iraque teve a duração de 8 anos, acabou sem vencedores, só trouxe destruição, a economia de ambos os países ficaram desestruturadas e mais de 700 mil pessoas morreram.

Desenvolvimento:

Aspectos geográficos:

Irã: localizado no sudoeste da Ásia com sua área territorial de 1 648 196km quadrados o ira é o segundo maior pais do oriente médio e faz fronteira com o Iraque, Turquia,  com as Republicas de Armênia  com o mar Cáspio que é o maior lago do mundo, Afeganistão, Paquistão e etc...







Área do Ira e os países que fazem fronteira.



Relevo: 90% do território iraniano esta situado no planalto e mais da metade do País é coberto por cadeias montanhosas.

Clima: O clima varia muito pelo fato da altitude e longitude, maritimalidade e continentalidade nas diferentes partes do país, próximo ao mar Cáspio o clima é chuvoso e úmido (tropical) próximo ao golfo do pérsico o clima é quente e úmido ( litorâneo úmido) e no planalto central por ser rodeado de montanhas dificulta a ação dos ventos e o clima é árido na região dos zagros o clima é tropical de altitude.

Vegetação: o Irã tem uma área florestal de 15 mil Km quadrado onde na flora encontramos carvalhos, bordos nas regiões temperadas bananeiras, pinheiros entre outros.

Hidrografia: o Irã tem três rios importantes o Atrak, Saifid e o Kurum a maioria dos cursos de água é salgada.


Iraque: O território Iraquiano é de 438.317 km quadrado, localizado no sudoeste da Ásia o Iraque faz fronteira com o Irã, Turquia, Kuwait, Arábia saudita, Síria e etc..








Área do Iraque e os países que fazem fronteira



Relevo: Grande parte do país é desértica com exceção da parte próxima aos rios e as áreas montanhosas, sua planície se localiza entre os rios tigre e Eufrates.

Clima: Tropical e árido

Vegetação: As plantas são resistentes a seca já que sobrevivem com pouca água.

Hidrografia: O rio Eufrates tem 2.700km de extensão e eu tigre tem 1. 900km são os principais rios do Iraque


 Aspectos Históricos:

O Irã era um grande aliado dos Estados unidos por possuir a maior reserva mundial de petróleo foi quando no ano de 1979 ele sofreu a revolução islâmica que resultou na renuncia do atual imperador (xá) e na posse do Aiatolá (Khomeini) que ocupa o maior cargo na classificação religiosa.

Quando os Xiitas assumiram o poder o Irã deixou de ser uma Monarquia e se tornou um governo autoritário do movimento religioso. Khomeini queria expandir essa revolução religiosa e isso acabou criando problemas com outras nações do oriente médio. Essa revolução islâmica fez com que os Estados Unidos rompessem com o Irã até por que os Xiitas acusavam-os de estar corrompendo os valores do povo islâmico. Ao perder Seu principal aliado (fornecedor de petróleo) e por isso se aliaram ao Iraque, onde há pouco tempo Saddan Hussein havia assumido o poder.

A guerra se inicia em 1980 (acredito que o Iraque só tenha realmente declarado Guerra, pois sabia que teria o apoio dos Estados Unidos) por um motivo que podemos dizer fútil. O Iraque queria tomar posse de um canal petrolífero que pertencia ao Irã e que apesar disso o Irã não proibia que as embarcações atravessassem rumo ao Iraque, mas mesmo assim Saddan queria tomar posse do canal e também diminuir a influencia da revolução islâmica. Como o Irã não quis ceder seu território as tropas iraquianas atacaram e destruíram o que era então a maior refinaria de petróleo do mundo em Abada. Após essa invasão os países continuaram com os conflitos o que resultou na morte de milhares de soldados principalmente próximo às fronteiras.

Em 1982 o Iraque recebeu um contra-ataque do Irã, a partir daí o  Saddan recebeu apoio dos Estados unidos e de algumas outras nações do Oriente Médio como a Arábia Saudita. Os conflitos se concretizaram em solo Iraquiano e se caracterizou pela disputa dos territórios, pois toda vez que o Iraque conseguia tomar posse o Irã tomava de volta. Em 1985 o Iraque enfrentou a rebelião da minoria étnica. Para evitar uma disputa de fronteiras Saddan Hussein decide usar armas químicas  em uma cidade curda de Halabja. Onde foram utilizados gás Sarin que afeta o sistema nervoso e gás mostarda que causa lesões na pele, assim causando a morte de mais de 5 mil curdos.

Sem condições de continuar lutando ira e Iraque encerraram os conflitos em agosto de 1988 por sugestão da Organização das Nações Unidas. Resultando em um enfraquecimento do regime iraniano que manteve intacta sua revolução e o seu canal não foi tomado.

Conclusão: 
Depois de feita a análise de pesquisas se pode chegar a conclusão de que a morte de 300 mil iraquianos e de 400 mil iranianos pela disputa do shatt al arab (rio Eufrates e tigre que nasce na montanha da Turquia e se encontram formando o shatt al arab)  foi em vão pois após a guerra os territórios continuaram os mesmos, e so enfraqueceu a economia dos países.


Comentários

  1. -O resumo e a introdução ficaram minúsculas, assim como também, o contexto histórico. Poderiam ter se aprofundado mais no assunto sobre a Guerra entre Irã e Iraque.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog