Havana - Cuba e Seus Aspectos Geográficos

C.E.P.E.S.F
Data: 18/08/2017
Série: 3º ano Turma: BV
Prof.: Yuri        Disciplina: geografia
Alunos:  Ana Vitoria, Jean, Laudiei.Luana.Naiara. Wesley

Havana - Cuba e Seus Aspectos Geográficos

Resumo

Esse artigo tem como objetivo mostrar os aspectos geográficos, político e econômicos da cidade de Havana, capital de Cuba. Mostrando que a força econômica do pais não vem apenas dos famosos charutos cubanos’, mas de outros diversos setores da economia cubana. Mostrando um pouco sobre os aspectos históricos
Summary

Thisarticleaimsto show thegeographical, politicalandeconomicaspectsofthecityof Havana, capital of Cuba. It shows thatthecountry'seconomicstrength comes notonlyfromthefamousCubancigarsbutfromothersectorsoftheCubaneconomy. Showing a littleaboutthehistoricalaspects

Palavras-chave: Havana, Cuba

Revolução Cubana                                                                                             Atéjaneiro 1959 Cuba sofria com sérios problemas políticos e econômico, pois Cuba vivia sobre forte influência do EUA, as principais fonte econômica de Cuba era dominada por EUA, tais como: as indústrias de açúcar; e muitos de seus hotéis. Por estes motivos através de Fidel Castro deu origem a revolução cubana. Fidel Castro era oposto de Fulgêncio Batista. Fidel C. tinha princípios socialistas e queria derrubar o seu opositor e acabar com a corrupção e a opressão estadunidense, quando estava exilado no Méxicoorganizou um grupo de guerrilheiros. Em 1957, travou um intenso combate contra as forças do governo, vários guerrilheiros morreram ou foram presos no combate, mesmo com um grupo pequeno continuava lutando, e através das ondas de rádio, começou divulgar as suas ideias revolucionárias, devido a isso conseguiu apoio popular.
Muitos dos cubanos estava sem esperança no governo de Fulgêncio Batista, devido à falta de emprego, alta taxa de analfabetismo e muitas doenças, com isso aumentou o número de guerrilheiro a favor de F. Castro, desse modo que Fidel C. assumiu o poder cubano.


Aspetos Geográficos 
Capital de Cuba, Havana encontra-se na costa noroeste da ilha que constitui o país, próximo a uma baía natural, a apenas 144 km do território norte-americano. Possui cerca de 2.200.000 habitantes (2005), sendo a maior cidade das Caraíbas
. 
Clima
O clima é subtropical. A temperatura média durante o ano fica entre 20ºC e 35ºC, baixando algumas vezes para 10ºC. A região leste possui um clima mais quente que a oeste e as variações de temperatura entre a noite e o dia,são menos acentuadas no litoral do que na ilha. Os que estão na praia ficarão felizes de saber que a temperatura média da água é de 25ºC, uma temperatura ideal para os banhistas.

Devido à localização geográfica, o país é afetado por temporadas de ciclones, entre 1 de julho e 30 de novembro. Os ciclones são preocupantes porem não são fatos tão perigosos.
Localização:  Caribe na América Central,21 30 N, 80 00 W

Limites geográficos: Oceano Atlântico (norte), Mar do Caribe (sul), Golfo do México (oeste), Oceano Atlântico (leste).

Área: 110.861 km²

Extensão do litoral: 3.735 km

Relevo: planícies em quase todo território com presença de montanhas e colinas escarpadas no Sudeste.

Riquezas naturais: níquel, cobalto, minério de ferro, cromo, cobre, sal e petróleo.

Principal fonte hídrica: rio Cauto

Havana: capital de Cuba e maior cidade de Cuba.
Havana é a capital e a maior cidade de Cuba.
O seu centro histórico contém uma interessante mistura de monumentos barrocos e neoclássicos, bem como um conjunto homogêneo de casas particulares com arcadas, varandas, portões e pátios. 

Cuba - Sistema político e eleitoral

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E POLÍTICA

Cuba é uma República Unitária (Art. 1 da Constituição da República de Cuba).
A divisão político-administrativa estrutura o espaço geográfico do arquipélago cubano em 15 províncias, 168 municípios e um município especial Isla de laJuventud (Assembleia Nacional, 1º agosto de 2010, Lei Modificativa da Lei No. 1304 de 3 julho de 1976 "Ley de laDivisión Político Administrativa").
O município é a sociedade local, com personalidade jurídica para todos os efeitos legais, organizada politicamente pela lei em uma extensão territorial determinada por necessárias relações econômicas e sociais da sua população, e com capacidade para satisfazer as necessidades mínimas locais (Art.102 Constituição da República de Cuba).
O sistema político cubano é monopartidária e se caracteriza pelo fato de que não é o partido o sujeito ativo do processo eleitoral, de maneira que este não apresenta os candidatos. São as organizações que integram a Comissão de Candidaturas que se conformam em sujeitos eleitorais, de forma que permiti a participação ativa de todos os setores populares, congregando a pluralidade de interesses e fortalecendo o papel da sociedade civil na reprodução do consenso. Por esta razão é que essas são chamadas por lei a propor os pré-candidatos, na ausência de partidos eleitorais.

GOVERNO MUNICIPAL

Assembleias Municipais e Conselhos Populares.
Os cargos das Assembleias Municipais se renovam a cada quatro anos através do voto direto do voto e são revogáveis (Art. 112 da Constituição da República de Cuba). A Assembleia elege Presidente e Vice-presidente. Para seu funcionamento, são criadas comissões de trabalho permanente e as decisões são tomadas por maioria simples de votos.
O Conselho Popular é um órgão do Poder Popular local, de caráter representativo, investido da mais alta autoridade para o desempenho das suas funções. Compreende uma demarcação territorial dada, apoia a Assembleia Municipal do Poder Popular no exercício das suas atribuições e facilita o melhor conhecimento e atenção das necessidades e interesses dos habitantes da sua área de ação (Lei 91 de 2000). Os Conselhos Populares são criados em cidades, pueblos, barrios, poblados e zonas rurais. Cada Conselho Popular compreende cinco circunscrições, no mínimo. Excepcionalmente, é possível haver um número menor de circunscrições, por razão de distância das áreas mais povoadas, por dificuldade de comunicação, ou por outras causas que o justifiquem. O Presidente do Conselho Popular e os Vice-presidentes são eleitos entre os delegados das circunscrições que compõem a proposta de um deles. Quando se faça necessário, ao Presidente da Assembleia Municipal corresponde realizar propostas para ditos cargos. A eleição se realiza por votação ordinária e resultam eleitos por maioria de votos os delegados que integram o Conselho Popular.

DURAÇÃO DO MANDATO

As Assembleias Provinciais do Poder Popular se renovarão a cada cinco anos, que é o período de duração do mandato dos seus delegados. As Assembleias Municipais do Poder Popular se renovarão a cada dois anos e meio, que é o período de duração do mandato dos seus delegados. Tais mandatos somente poderão estender-se por decisão da Assembleia Nacional do Poder Popular, nos casos assinalados no artigo 72 (Artigo 111 da Constituição da República de Cuba). Assembleia Nacional: mandatos de 5 anos.

SISTEMA REPRESENTATIVO

Sistema eleitoral majoritário.
Os candidatos e candidatas a delegados das Assembleias Municipais do Poder Popular e dos Conselhos Populares são propostos pelos eleitores e eleitoras. Uma vez eleita e constituída a Assembleia Municipal do Poder Popular, o projeto de candidatura para ocupar os cargos de presidente e Vice-presidente da Assembleia se integra com dois candidatos selecionados entre os delegados da própria Assembleia. Os delegados elegem mediante voto secreto ao seu Presidente e Vice-presidente. Após a eleição destes, o Presidente da Comissão Eleitoral Municipal lhes dá posse (Lei Eleitoral Art. 130 a 134). Assembleia Nacional: votação direta com sistema de maioria absoluta.

CIRCUNSCRIÇÃO ELEITORAL

A circunscrição eleitoral é a base e célula fundamental do Poder Popular. É uma divisão territorial do município. O número de circunscrições eleitorais de um município se determina para cada eleição pela Comissão Eleitoral Provincial a partir da proposta da Comissão Eleitoral Municipal respectiva, tomando como base o número de habitantes do município, de maneira que o número de delegados a eleger nunca seja inferior a trinta (Lei Eleitoral, Art. 112).
Assembleia Nacional: para ser declarado eleito, cada candidato deve obter mais de 50% dos votos válidos emitidos na circunscrição a qual representa. Se isto não ocorre, o assento em questão permanece vacante, a menos que o Conselho de Estado decida celebrar uma nova eleição. Os assentos vacantes entre eleições são preenchidos através de eleições parciais.
O voto não é obrigatório.

Economia 
seu porto é um dos melhores das Caraíbas, exportando açúcar, café, frutos tropicais e tabaco. Algumas das suas principais indústrias são a refinação de petróleo, o fabrico de charutos (os famosos "havanos") e ostêxteis. O governo tenta captar o investimento externo e, para isso, permite a formação de em presas conjuntas com esses investidores. O turismo tem sido encarado como uma das principais armas para a lutacontra a crise económica, sendo, no entanto, necessário requalificar algumas infra estruturas e restaurar diversos edifícios degradados.



Dados Gerais

Continente: América Central
Capital: Havana
Extensão territorial: 110.861 km²
População: 11.267.884 habitantes
Religião: Católica
Idioma: Espanhol
Moeda: Peso cubano

Fontes:
https://www.infopedia.pt/$havana
suapesquisa.com
sprachcaffe-cuba.com
https://www.infopedia.pt/$havana


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Irã X Iraque