CABUL – A GUERRA DO AFEGANISTÃO
                                  ASPECTOS GEOGRÁFICOS E FATOS HISTÓRICOS

                                                                                                                                          Adriana Santos
                                                                                                                                          Daniele santos
                                                                                                                                          Leidiane Santos
                                                                                                                                          Rosaline Souza

RESUMO: Este artigo tem como objetivo expor os aspectos geográficos da cidade de Cabul capital do Afeganistão, como também realizar um ensino sobre o conflito armado também conhecido como a invasão soviética que durou exatamente dez anos. Esse conflito faz parte de uma longa guerra civil Afegã que teve início no ano de 1978 e perdura até hoje.  Relata também as consequências que foram causadas a seus habitantes durante a guerra do Afeganistão.

PALAVRA-CHAVE: Cabul, Guerra no Afeganistão, a luta dos mujahedins.

ABSTRACT: This article aims to expose the geographic aspects of the capital city of Kabul from Afghanistan, as well as to teach about the importance of Kabul and its inhabitants during the war of Afghanistan that lasted from 1979 to 1989.

A muito tempo o Afeganistão vem sofrendo grandes ataques e conflitos, muitas das vezes esses conflitos ali foram desenvolvidos por conta de sua localização privilegiada pela integração entre a Índia, Oriente médio e outra parte da Ásia central.
Com o final da Segunda Guerra Mundial o Afeganistão passou a ser liderado por Mohammed Daud Khan, que tinha como proposito se aliar ao governo soviético buscando ajuda militar e acordos econômicos. O líder Mohammed foi afastado da política do Afeganistão por dez anos pelo simples fato de ter sofrido um golpe militar, anos depois o governo Soviético começou a determinar certas mudanças as diretrizes do socialismo, porém mais uma vez sofrem um ataque dos partidos democráticos do povo ao Afeganistão que não aceitaram o acordo com a união soviética então tomaram o poder e assassinaram o líder Mohammed Daud Khan. Que por sua vez a união soviética decidiram interferir na liderança Afegã ao exigir que o novo presidente Hatzolah Amin fosse afastado do poder.
Sem obter o resultado esperado a URSS decide enviar tropas bem estruturadas que deveriam acabar com todos aqueles que se opuseram contra Barbak Karmal para o então presidente apoiado pela Rússia. A influência soviética no Afeganistão era tão grande que a língua Rússia chegou a ser ensinada nas escolas públicas e primarias tornando assim o segundo idioma mais falado no país, enquanto isso pequenos grupos insatisfeitos com os mujahidi (grupos guerrilheiros), com objetivo de derrubar o poder soviético resolve lutar. Porém seus recursos eram muito pouco, países como Estados Unidos, Reino Unido, Irã e china eram países que o grupo mujahidi não tinham interesse algum em ver a URSS crescer naquela região e forneceram milhares de armas e munições para os grupos guerrilheiros expulsar a união soviética daquele país. Assim os mujahidi estavam espalhados por todo o interior e vencendo a maioria das lutas, porém a URSS via com tudo que podiam para destruir aquele grupo, por outro lado só mujahidi estavam cada vez mais forte com apoio de outros países que enviavam armamentos com poder de derrubar aviões e helicóptero.

CONCLUSÃO: A Guerra, continua até os dias de hoje.
Muitos historiadores acreditam que a dissolução da União Soviética foi ocasionada pelo seu envolvimento na Primeira Guerra do Afeganistão.
Para além da miséria do povo afegão, esta guerra teve como consequência milhares de mortes, problemas psicológicos dos militares e bilhões gastos em armamento. Em 1987 o exército soviético estava completamente destruído e começaram a deixar o território afegã, com milhões de mortos e feridos finalmente a guerra começa a chegar ao fim com uma vitória afegã graças aos países que se aliaram aos pequenos grupos. Com o fim da guerra alguns grupos dos mujahidi assumiu o poder no Afeganistão levando á crescimento muito grande do extremismo assim possibilitando e facilidade para o surgimento de grupos extremistas como Bin Laden. Essas guerras e conflitos dos grupos extremistas estende-se até os dias de hoje.

                                           ASPECTOS FÍSICOS DO AFESGANISTÃO

O Afeganistão é um país montanhoso, embora inclua planícies no norte e no sudoeste. O ponto mais alto do Afeganistão, o ‘’ Nowshak’’, atinge uma altitude de 7 485 m acima do nível do mar. Grandes extensões do país são secas, e o fornecimento de água doce é limitado. O Afeganistão tem um clima continental, com verões quentes e invernos frios. O país é frequentemente abalado por sismos.
Além da capital, Cabul, as maiores cidades do País são Herat, Jalalabad, Mazar-e Sharif e Candaar. O Afeganistão possui 5 529km de fronteiras, fazendo fronteira com a Paquistão (2 430km), Tajiquistão (1 206km), irã (936km), Turcaministão (744km), Uzbequistão (137km) e republica popular da china (76km).

Os setores econômicos do Afeganistão mantém uma estrutura quase medieval e isso se torna um grande obstáculo para o seu desenvolvimento político e econômico.
A explorações dos recursos naturais é muito limitada, as comunicações são deficientes e a população sofre com esse atraso que agravou-se nas duas últimas décadas, com as lutas das guerrilhas islâmicas e entre facções.

O Afeganistão dispõe de um clima continental rigoroso, com consideráveis oscilações entre as temperaturas diurnas e noturnas, ou seja, árido e semiárido invernos frios e verões quente. Pois há predomínio de intemperismo físicos, explicado por sua região conjunta das grandes variações de temperaturas, do gelo e dos ventos. O processo é acentuado por ser uma região de clima árido.
Geralmente, os Invernos são frios, com mínimas absolutas que descem abaixo dos 0 °C, e os Verões muito quentes, superando com frequência os 45°C à sombra.

A pluviosidade é escassa; as chuvas dão-se entre Outubro e Abril, e a média anual de precipitações situa-se à volta dos 500 mm, que decrescem consideravelmente a E. e a S., acima dos 4.000 m de altitude, encontram-se as neves perpétuas.

A vegetação nativa do Afeganistão compreende algumas zonas de bosques nas montanhas (cedros, carvalhos, pinheiros) e estava herbácea no norte. (Turquistão) e as espécies xenófilas no sul (Stám). Existem bosques de cedros, pinhos e outras conífera que estão entre 1 830 e 3 660 em metros de altitudes, em alturas muito inferiores existem muitos arbustos e aveleiras seu fruto é a avelã, pistache e o fresno. A sua vegetação no todo é bem escasso e composta na sua maioria por ervas.

O relevo do Afeganistão é caracterizado principalmente por ser bastante acidentado, ou seja, com muita montanha, o país tem um enclave montanhoso e planícies. O Afeganistão faz parte do mundo islâmico. O ponto mais alto do país e o Noshaq, que fica 7.492 metros acima do nível do mar.

Já sobre o aspecto hidrográfico do Afeganistão não se tem o que falar pois não faz fronteira com nenhum oceano, seus principais rios são:
. Amu Daria    .Hari
. Cabul          .Helmand

Toda matéria

infoEscola

Guia do estudante

REFERÊNCIAS GEOGRAFICAS:

Clima:

Vegetação:

Relevo:

Localização Geográfica:

Hidrografia:

*Estudantes do 3° ano turma bv,do CEPESF.

Artigo apresentado ás disciplinas de história e geografia para obtenção de conhecimento e fomentação da produção textual. Sob orientação dos professores Wagner Aragão Teles e Yuri Oliveira. Dias D´Àvila,2017.   

Comentários

  1. -Texto sem título na postagem.
    -A organização do artigo ficou confusa.
    -Cuidado com a escrita de algumas palavras.
    -O contexto histórico ficou muito resumido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Irã X Iraque